Le Botteghe
Gelataria
Comunicação e Mídia
Marketing Experiencial
Planejamento e Gestão
São Paulo/SP
2024
Le Botteghe Di Leonardo, gelateria italiana com unidades regiões nobres de SP, quebrou o ciclo de queda de até 40% nas estações frias com edições limitadas, comunicação assertivav e storytelling de procedência. Em 6 meses, o fluxo fora de pico cresceu 60%, o ticket médio subiu 24% e a fidelização cresceu em 16%.
Resumo
Identificamos quatro desafios — queda de 40% na baixa estação, necessidade de inovar o cardápio, comunicação premium e um storytelling convincente. Para superá-los, lançamos edições limitadas com identidade unificada em menus, wobblers e posts, e promovemos eventos exclusivos, além de vídeos e carrosséis, somados a sementação de anúncios. Tudo isso gerando mais de 60% de fluxo fora da alta estação, o ticket médio foi elavado, e a fidelização aumentada em 16% com o programa de fidelidade.
Desafios
• Renovar constantemente o cardápio com sabores exclusivos para surpreender um público acostumado ao melhor.
• Combater a sazonalidade que derrubava em até 40% o movimento nos meses amenos.
• Falar com alto poder aquisitivo exigindo tom de voz sofisticado, design refinado e canais seletivos sem perder escala.
• Justificar preços mais altos ao demonstrar valor artesanal e origem premium dos ingredientes.
Soluções e Resultados
Para combater a queda nos meses frios e surpreender um público exigente, definimos edições limitadas mensais para renovar o cardápio, identidade visual unificada para transmitir sofisticação e experiências presenciais que mostrassem o artesanato do gelato. A cada mês, revelávamos um novo sabor com wobblers elegantes na vitrine e posts nas redes sociais, somados ao programa de fidelidade. E por fim a criação de anúncios segmentados conversando diretamente comm um público alvo.

